Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre é apresentado ao Conselho Gestor do Refúgio

  • ITAPEMA -
  • 01/09/2021
  • 11323 Visualizações
img

A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) realizou a apresentação da versão final do Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema, importante Unidade de Conservação que protege os mananciais de abastecimento público do município. A empresa que elaborou o Plano, DETZEL apresentou os resultados ao Conselho Gestor do Refúgio. A próxima fase será a realização de uma audiência pública no mês de Outubro. 
 
Na apresentação ficou evidente a rica biodiversidade da área com espécies ameaçadas de extinção como o Gato Maracajá e o Bugio. O grande destaque da UC é a sua beleza cênica com grande potencial de ecoturismo e também a riqueza de rios e nascentes que abastecem toda a cidade. “A preservação dessa área irá garantir o abastecimento de água pelos próximos anos e assim sustentar o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade. Não faltam motivos para valorizar e proteger esse patrimônio natural que encanta turistas e moradores com sua beleza”, destacou o Presidente da FAACI,  Raphael Sargilo Saramento Voltolini.

O que é o Plano de Manejo?
O plano de manejo apresenta normas e regras para a gestão do refúgio e irá orientar os proprietários sobre as atividades que são permitidas e proibidas nessas áreas. Essas normas irão garantir a preservação da área e o uso racional dos recursos naturais.



Parceiros