Grupo suspeito de vender carne de cavalo a restaurantes é preso no RS

  • BRASIL -
  • 18/11/2021
  • 10218 Visualizações
img

Perícia detectou presença de DNA de equinos em carnes vendidas para hamburguerias em Caxias do Sul.


 


 O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou nesta quinta-feira (18/11) uma operação para desmontar esquema suspeito de crime contra a saúde pública. Os investigados estariam misturando carne de cavalo ao alimento fornecido para restaurantes em Caxias do Sul (RS), num volume de 800 quilos por semana. Seis pessoas foram presas. Foram cumpridos quinze mandados de busca e apreensão, com oito alvos no âmbito da investigação.


 


 


Responsável pela Operação Hipo, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) informa que os investigados abasteciam estabelecimentos da cidade com grandes quantidades de carne (em forma de hambúrgueres e bifes) provenientes do abate clandestino de equinos, suspeita que foi confirmada por meio da realização de perícias em duas hamburguerias de Caxias do Sul, em cujos lanches foi encontrada presença de DNA de cavalo. Também eram misturadas carnes de peru e suíno.


 


Segundo o MP, o grupo não possui autorização para o abate e comercialização de nenhum tipo de carne. Assim, as atividades de abate, beneficiamento, armazenamento e comercialização vinham ocorrendo sem fiscalização.



Parceiros