Estudo prova que avós gostam mais dos netos do que do próprio filho

  • BRASIL -
  • 17/05/2022
  • 2092 Visualizações
img

Um estudo neurológico comprovou que as avós têm mais respostas emocionais em relação aos netos do que com os próprios filhos.


 


Não é segredo para ninguém que a conexão entre avós e netos é única. Muitas vezes os pais fazem piadinhas como “parece que você gosta mais do seu neto do que de mim!”. Brincadeiras à parte, de acordo com estudos recentes, isso pode ser a mais pura verdade.


 


Um estudo conduzido pelo professor de ciências comportamentais e antropólogo da Universidade Emory de Atlanta, James Rilling, mostrou que as avós apresentam uma resposta neurológica maior nas áreas do cérebro responsáveis pela afetividade em relação aos netos, maior até do que com os próprios filhos.


Como foi feito o estudo


Os experimentos foram conduzidos da seguinte forma: as avós participantes recebiam imagens dos filhos, netos, nora, genro e pessoas desconhecidas. Enquanto as fotos eram observadas, era realizado um mapeamento cerebral nelas, de forma que todas respostas neurológicas foram captadas.


O resultado


Durante o estudo, foram analisadas as respostas cerebrais de 50 vovós, e todas afirmaram ter um ótimo relacionamento e envolvimento emocional com os netos. Rilling realizou ressonâncias magnéticas em todas as participantes, de forma a medir a mudança no fluxo sanguíneo cerebral. Como resultado, observou-se que o cérebro delas apresentou mais reações enquanto elas olhavam as imagens dos netos.


 


“Esse estudo comprova que ocorrem mudanças cerebrais nas pessoas que convivem com uma criança, e não apenas no cérebro dos pais e parceiros que dão à luz a uma nova vida. Isso é emocionante!”


O que antes era apenas motivo de riso nas reuniões familiares agora se torna um fato comprovado cientificamente. E você, também tinha essa impressão com relação aos seus pais e avós?


 


Fonte: Melhor Com Saúde



Parceiros