Rede Municipal de Ensino tem produtos da agricultura familiar na merenda escolar

  • ITAPEMA -
  • 18/12/2019
  • 18327 Visualizações
img

 


A alimentação escolar dos mais de 10 mil alunos da Rede Municipal de Ensino conta com fornecedores especiais, os agricultores familiares. O objetivo é adquirir alimentos mais frescos, com menos conservantes e aditivos químicos, incluindo alimentos orgânicos e produzidos em nossa cidade e na região.


 


O Programa Nacional de Alimentação Escolar estabelece que no mínimo 30% da verba federal destinada aos municípios deve ser utilizada com a aquisição de alimentos provenientes da Agricultura Familiar. Em 2017 a porcentagem adquirida foi de 45,8%, em 2018 de 63,80% e agora em 2019 já ultrapassamos os 30%.


 


Banana-branca orgânica, aipim e farinha de mandioca, esses são os alimentos produzidos no nosso município que fazem parte da alimentação escolar. Além destes, em 2019 também foi fornecido  hortaliças, legumes, frutas, feijões, farinhas, temperos e ervas aromáticas desidratados, polpa congela de frutas, sucos integrais, leite e ovos produzidos por agricultores dos municípios vizinhos e de outras cidades do nosso estado.


 


“Fornecer uma merenda escolar com alimentos da agricultura familiar, além de uma exigência legal, é a certeza que teremos alimentos muito mais saudáveis que vão contribuir com o desenvolvimento dos nossos alunos e incentivar nossos produtores. Tudo isso é possível graças a nossa equipe da Alimentação Escolar, desde as nutricionistas, equipe de distribuição, até as merendeiras que preparam os alimentos”, destacou a Secretária d Educação, Alessandra Simas Ghiotto.


 


Merenda servida nos buffets


 


Outra novidade deste ano foi a instalação do buffet em todas as unidades escolares, tanto nos CMEIs quanto nas Escolas Básicas. O objetivo é trabalhar a autonomia dos alunos e conscientização quanto ao desperdício de alimentos.



Parceiros