Santa Catarina recebe 27 mil doses da vacina pentavalente

img

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), recebeu 27 mil doses da vacina pentavalante do Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 10. A dose protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta). Desde maio de 2019, o Estado tem recebido quantitativo reduzido de vacinas.


Com o recebimento desta remessa, a Dive começa a distribuição das doses a todos os 295 municípios catarinenses. O Calendário Vacinal de Imunização prevê a aplicação de três doses da pentavalente em bebês: aos dois, quatro e seis meses.


Histórico


Até o mês de abril, Santa Catarina recebeu do Ministério da Saúde o número de doses da vacina pentavalente conforme solicitado pelo Estado. Depois disso, nos meses de maio e junho, veio uma cota reduzida em cerca de 50%. Em julho, foi recebido 44% do lote mensal.


Nos meses de agosto e setembro, SC não recebeu doses da pentavalente. No início de outubro, uma remessa com 11 mil doses foi encaminhada ao Estado. No dia 25 de outubro, mais 22 mil doses chegaram e esse tinha sido o último lote até então.


 



Parceiros