Camboriú atualiza informações sobre testes realizados do Covid-19 em profissionais da saúde

  • CAMBORIÚ -
  • 09/04/2020
  • 13975 Visualizações
img

Camboriú atualiza informações sobre testes realizados do Covid-19 em profissionais da saúde*


_Até o momento foram realizados 16 testes do Covid-19 em profissionais que atuam no setor da saúde. Desses, 12 apresentaram resultados negativos e 1 positivo, sendo que este a profissional atua no setor também em outro município_  


A Secretaria de Saúde de Camboriú informa que até o momento foram realizados 16 testes de Covid-19 em profissionais que atuam na saúde no município. Nesta quarta-feira, dia 8, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) oficializou 12 resultados negativos e 1 positivo, sendo este a profissional atua também na saúde em Balneário Camboriú. A Vigilância Epidemiológica aguarda ainda a oficialização de três resultados, os quais os profissionais residem na cidade de Camboriú, mas atuam profissionalmente na saúde na região.


“Desde que a pandemia do Covid-19 atingiu Santa Catarina nos organizamos de modo a preservar a saúde dos nossos profissionais e da nossa comunidade, por isso, tomamos todos os cuidados e medidas técnicas necessárias para que, com muita responsabilidade, pudéssemos garantir os equipamentos de proteções individuais necessárias para que nossa equipe pudesse atuar de forma segura”, ressalta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas. 


Os profissionais que fizeram testes tiveram contato direto com pessoas positivadas, ou apresentaram algum sintoma do Covid-19, conforme predomina o Ministério da Saúde.


*Suporte aos profissionais* 


A Secretaria de Saúde vem priorizando a utilização de equipamentos de proteções individuais (EPIs) para os profissionais desde o início da pandemia em Santa Catarina. As equipes de profissionais já passaram por treinamentos, conforme protocolo vigente do Ministério da Saúde para atendimentos ao Covid-19.


Pensando ainda em oferecer um suporte emocional e físico também a todos os profissionais que estão atuando na linha de frente nos atendimentos, o Centro de Reabilitação e Fisioterapia (CERFIS) e do Núcleo de Atenção à Família (NASF), estão disponibilizando apoio psicológico, aplicação de Auriculoterapia e orientações de exercícios respiratórios também para os profissionais da saúde do município. O intuito com esta terapia alternativa é auxiliar a minimizar os sintomas de ansiedade e estresse decorrentes devido ao cenário Nacional de crise, vivenciado por conta da pandemia.



Parceiros