Tradição, canto e artesanato se unem em uma celebração à cultura das mulheres rendeiras do município
A cultura, o canto e o fazer artesanal de mulheres artesãs de Bombinhas ganham o palco neste mês com a estreia do espetáculo Roda de Rendeiras, no dia 25 de outubro, às 15h, na Casa de Cultura Piana do Crivo. A apresentação marca o resultado de um processo criativo que vem sendo desenvolvido desde agosto, com ensaios executados por 25 pessoas com técnicas de canto coral, respiração, postura e interpretação.
Dirigido pela professora e maestrina Anna Lehnn, com assistência de direção da artista Sandra Baron, o espetáculo integra canto coral, patrimônio imaterial e saberes tradicionais da renda de bilro - expressão artesanal que atravessa gerações e permanece como símbolo de identidade e resistência cultural.
Durante a apresentação, o público será convidado a uma experiência imersiva: além das canções que embalam as rodas de rendeiras, haverá demonstrações ao vivo da confecção da renda de bilro, realizadas por artesãs do Instituto Rendas Bombinhas, além de exposição e comercialização de peças produzidas pelas participantes.
A proposta busca dar voz à tradição oral e musical das rendeiras e fortalecer a economia criativa local, conectando arte, memória e sustentabilidade. O repertório é composto por músicas tradicionais que retratam o cotidiano e as emoções das mulheres que, com linhas e bilros, bordam histórias e afetos.
Alessandra Lacerda, coordenadora geral do projeto, diz estar orgulhosa dos ensaios conduzidos até o momento e promete que o espetáculo Roda de Rendeiras vai encantar a plateia.
“A apresentação traz uma conexão entre gerações, uma herança cultural rica que conta histórias de mulheres, trabalho e resistência. Nosso objetivo é manter viva essa tradição tão importante, valorizando nossas raízes e mostrando a força e a delicadeza dessa arte”, destaca Alessandra.
O espetáculo Roda de Rendeiras é um projeto executado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
*Serviço:*
Estreia: 25 de outubro (sábado)
Horário: 15h
Local: Casa de Cultura Piana do Crivo – Bombinhas/SC
Acompanhe: @institutorendasbombinhas