Terceira edição do projeto Oficina de Cinema para Jovens forma estudantes de Bombinhas

  • BOMBINHAS -
  • 15/12/2025
  • 5373 Visualizações
Compartilhar
img

Iniciativa da Tiqsi Filmes e Produções em parceria com a Tramela Produções tem coordenação do cineasta Santiago José Asef e trabalha conceitos e práticas do mundo audiovisual com alunos do CEIT Leonel de Moura Brizola


Ao longo deste ano letivo, alunos dos nonos anos do CEIT Leonel de Moura Brizola, escola municipal de Bombinhas, tiveram a oportunidade de participar da terceira edição da Oficina de Cinema para Jovens, curso que trabalha aspectos técnicos, noções de criatividade, direção, atuação e produção no mundo do audiovisual. Proposto pela Tiqsi Filmes e Produções e em parceria Tramela Produções, o projeto apresenta aos estudantes uma nova porta para a expressão de seus pontos de vista sobre o mundo, o aprendizado sobre trabalho coletivo, além de uma possibilidade de posicionamento no mercado de trabalho. Nas três edições, aproximadamente cem alunos já participaram das ações de formação do projeto.


 


Para além de aprender a filmar, explica Santiago José Asef, o curso é sobre aprender a pensar. A linguagem audiovisual faz o jovem refletir sobre o próprio olhar, entender como ele enxerga o mundo e como transforma isso em ideias, em discurso. Ele percebe que toda imagem tem intenção, tem subjetividade e que comunicar também é se conhecer.


 


Asef vislumbra Bombinhas como uma cidade com potencial para ser um polo de ensino, com especial vocação para algumas áreas do conhecimento. O cineasta defende que a baixa temporada poderia ser aproveitada para receber estudantes do Brasil e estrangeiros para imersões de estudo em alguns segmentos, entre eles o audiovisual. “É um sonho termos aqui algo como La Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), de San Antonio de los Baños, em Cuba, que oferece cursos de curto ou médio prazo e que acolhe alunos e professores de todas partes do mundo. Uma experiência rica em arte, mas também em intercâmbio”, pondera.


 


E a ideia de Santiago não é de todo abstrata, uma vez que ele já deu início a ações que sinalizam para onde esse desejo aponta. No último mês de agosto, a sua Tiqsi Filmes e Produções realizou a primeira edição da Residência Audiovisual do Mar (RAM), proposta que recebeu dez roteiristas de diversas partes do estado para um final de semana de imersão criativa, e o Laboratório de Criação Audiovisual, também em parceria com a Tramela Produções, em que, durante alguns meses deste ano, pessoas interessadas em audiovisual puderam aprender sobre cinema e colocar em prática seus projetos autorais.


 


*Curta-metragens produzidos pelos alunos*


A cada edição da Oficina de Cinema para Jovens, os estudantes produziram curta-metragens ao longo do processo de aprendizagem. Anônima, produzido no primeiro ano do projeto, em 2022, conquistou o Prêmio do Júri Popular do Festival Audiovisual do Mercosul (FAM), importante festival internacional de cinema. Em 2024, os estudantes produziram Dó, Ré, Mi, Fá, Solidão. Os dois filmes podem ser assistidos no canal da Tiqsi Filmes no YouTube (youtube.com/@tiqsi.filmes). Agora, coroando a edição de 2025 do curso, surge o curta ACRE, que, por ora, terá seu ineditismo mantido para pleitear espaços em festivais de cinema.


 


“Todos os filmes tratam de temas do universo dos alunos, como cyber bullying, solidão na escola, questões sobre xenofobia e como é a realidade dos alunos novos, migrantes que vêm de outras cidades para Bombinhas. É um exercício de reflexão mesmo sobre a realidade deles”, pondera a produtora e coordenadora Aline Vieira.


 


Oficina de Cinema Para Jovens é um projeto realizado pela Tiqsi Filmes e Produções, viabilizado pelo Edital Mestre Cantalício Rocha 2024, com recursos da Prefeitura de Bombinhas através do Fundo Municipal de Cultura da Fundação de Cultura de Bombinhas.


 


_Fotos: Isadora Manerich._



Parceiros