Três pessoas suspeitas de integrarem associação criminosa que costuma invadir terrenos em Barra Velha são presas

img

Na sexta-feira (10), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Barra Velha e com o apoio da Polícia Militar, cumpriu sete mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão no bairro Pedras Brancas, em Barra Velha. Os mandados são fruto de Inquérito Policial que investiga uma associação criminosa responsável pela invasão de terrenos particulares no entorno da Rua Figueirinha.


 


Na ocasião, foi cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 40 anos, suspeito de ser integrante e líder da facção criminosa com atuação no estado de Santa Catarina e de traficar drogas. Além disso, foi cumprido mandado de prisão temporária em desfavor de um outro homem de 35 anos pelo crime de tráfico de armas e de outro de 28 anos de idade, que foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse de arma de fogo. Com eles, foi apreendida maconha, uma arma de fogo calibre .32 e munições, dinheiro, veículos e documentação referente às vendas de terrenos invadidos. 


 


O grupo criminoso, mediante ameaças com emprego de arma de fogo aos legítimos proprietários, se apropria dos terrenos, vende-os de forma fraudulenta a terceiros e exerce o controle armado da comunidade, que vem gradativamente se formando a partir das invasões, em típica atitude de milícia.


 


Os integrantes do grupo são investigados por envolvimento com crimes de organização criminosa, associação criminosa, porte de arma de fogo, tráfico de armas, tráfico de drogas, ameaças, esbulho possessório, tentativa de latrocínio e tentativas de homicídio.


 


Os três presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecem à disposição da Justiça. Um suspeito encontra-se ainda foragido. As investigações continuam para finalização do Inquérito Policial.



Parceiros