Águas de Bombinhas: 85% da energia consumida pelo sistema vem fontes sustentáveis

  • BOMBINHAS -
  • 06/04/2022
  • 11493 Visualizações
img

A transição para o Mercado Livre de Energia iniciou ano passado, quando a concessionária optou pelo abastecimento através de fontes renováveis que ajudam o meio ambiente

 

Após a inclusão no Mercado Livre de Energia, desde o último ano, Bombinhas conquista uma marca inédita em relação ao uso de energia elétrica: hoje, 85% da carga que abastece a Estação de Tratamento de Água de Bombinhas, o booster de água bruta e o ponto de captação de água, no Rio Tijucas, é proveniente de fontes renováveis. Na prática, isso significa que a empresa vem apostando no uso de energias sustentáveis e inovadoras para garantir o abastecimento da população.

O contrato i50, da qual a concessionária faz parte, permite a compra de energia por meio de alternativas sustentáveis e que causam um impacto ambiental menor, como por exemplo fontes eólicas, biomassa, energia solar, pequenas centrais hidrelétricas, entre outros. Márcio Roberto Junior dos Santos, Analista de Eficiência Energética da empresa, explica que a fonte geradora para a Águas de Bombinhas é proveniente de duas usinas eólicas situadas no Maranhão. 

“As principais vantagens dessa migração são a redução de custos e a sustentabilidade. Esta forma de contrato permite com que as empresas possam negociar preços, prazos e adequar melhor o consumo em relação aos gastos com energia”, explica ele. “Aqui em Santa Catarina, além da Águas de Bombinhas, estamos na fase final da migração de três unidades da Águas de São Francisco do Sul. São elas: ponto de captação de água bruta no Saí Mirim, EAB Travessia e Estação de Tratamento de Água Rocio. O projeto está com a conclusão prevista para maio desde ano”, completa ele. 

Entenda mais sobre o Mercado Livre de Energia

O mercado de energia no Brasil está dividido em ACR (Ambiente de Contratação Regulada), onde estão os consumidores cativos, e ACL (Ambiente de Contratação Livre), formado pelos consumidores livres.

Os consumidores cativos são aqueles que compram energia das tradicionais concessionárias de distribuição. Já os consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores, através de contratos bilaterais e condições negociadas, como preço, prazo, volume contratado de energia, dentre outras possibilidades.

Para ser um consumidor livre, é necessário cumprir algumas exigências como por exemplo: ser uma empresa, ter a demanda igual ou superior a 500kW por mês, por exemplo.



Parceiros