Campanha pesca da tainha é patrimônio bucca valorização da tradição em Bombinhas

  • BOMBINHAS -
  • 05/05/2022
  • 14587 Visualizações
img

Buscando valorizar a Pesca Artesanal da Tainha, a Prefeitura de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas – Setur e da Fundação Municipal de Cultura – FMC, realiza novamente a campanha 'Pesca da Tainha é Patrimônio'. A ideia é fortalecer o turismo na baixa temporada, possibilitar uma harmonia entre a comunidade e visitantes, além de criar condições para a manutenção da atividade tradicional e da defesa do patrimônio bombinense.


 


A temporada da Pesca Artesanal da Tainha acontece de 1º de maio a 31 de julho e integra o patrimônio histórico, artístico e cultural de Bombinhas e do Estado de Santa Catarina, conforme registro de número quatro, do livro I de registro dos saberes, concedido através da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, em maio de 2019. Bombinhas é a terceira comunidade pesqueira de SC a ter seus saberes salvaguardados em âmbito estadual.


 


A campanha contempla diversas ações realizadas durante o período da pesca, como o IV Concurso Fotográfico Cerca Rapazi, edição especial do programa Descobrindo Bombinhas, oficina ‘Vô sabe, vô ensina’ sobre o preparo da tainha para os restaurantes, envio de informativos com orientações às marinas e ao trade turístico, fixação de placas informativas e banners nas praias, divulgação dos restaurantes que oferecem pratos com tainha, através do selo ‘Aqui tem Tainha’, produção de vídeos institucionais, divulgação nas redes sociais e plotagem dos carros institucionais e da comunidade.


 


Também foi firmada uma parceria com a EEB Maria Rita Flor, para a capacitação dos professores e orientações de atividades pedagógicas sobre a pesca artesanal, além da realização do ‘Pirão Cultural’ com roda de conversa entre os alunos e pescadores.


 


Serão disponibilizados ao trade e à comunidade artes de materiais gráficos, como adesivos, banner plotagem do carro, e dos posts e materiais de divulgação para redes sociais, conforme forem publicados nos canais institucionais. Os materiais estão disponíveis no link http://bit.ly/MateriaisPescadaTainha.



Parceiros