Vantagens de fazer cirurgia plástica no verão

img

Cada vez mais avançados, os procedimentos podem ser feitos em qualquer estação do ano


O desejo de realizar alguma cirurgia plástica está nos planos de milhares de brasileiros. Somente em 2023, dois milhões de procedimentos serão feitos no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. E o melhor? As tão aguardadas plásticas podem ser feitas em qualquer época do ano.


 


Não são poucas as pessoas que ainda acreditam que as cirurgias plásticas devem ser realizadas em épocas com temperaturas mais amenas. Mas isso é coisa do passado. Muitas plásticas, como a lipoaspiração, por exemplo, não só podem ser realizadas no verão como apresentam algumas vantagens neste período. 


 


Com os anos de experiência, o cirurgião plástico William Seidel explica que a lipoaspiração é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil e a segunda mais procurada no mundo. Com isso, a técnica de sucção de gorduras do abdômen, costas, pernas, braços, papadas e outras partes do corpo tem evoluído constantemente e os temidos edemas após o procedimento, que ficariam mais visíveis no verão por conta das roupas mais curtas, dependendo da técnica aplicada, são menores.


 


“Eu utilizo a lipoaspiração ultrassônica, um dos equipamentos mais modernos que possibilitam por meio das ondas de ultrassom que a gordura seja fragmentada, facilitando sua retirada com menor trauma e sangramento, o que certamente é um fator que contribui para a redução de hematomas e para que a cirurgia seja realizada em qualquer época do ano”, explica William. 


 


De acordo com o médico, cada organismo tem um tempo de recuperação, mas em média, como a lipoaspiração não apresenta cortes e grandes cicatrizes, a retomada das atividades diárias e do trabalho varia entre 5 e 10 dias depois do procedimento. A atividade física geralmente é liberada entre 15 a 20 dias. 


?Férias e descanso


A estação mais quente do ano é também o período de férias para muitas pessoas. Com mais tempo livre, os pacientes conseguem se programar para passar pelo processo com mais tranquilidade.  “Tenho pacientes que costumam vir de cidades fora da capital, por exemplo, e tendo um período maior de afastamento do trabalho, com os filhos também em férias escolares, se sentem mais seguras?para fazerem a cirurgia”, explica William Seidel.


 


Outra vantagem apontada pelo especialista é?que a roupa pesada, utilizada no inverno, em contato com a pele traz um pouco de desconforto, o que não ocorre no verão quando é possível usar roupas mais leves e deixar a região mais arejada. Além disso, algumas pacientes tendem a sentir fisgadas na cicatriz quando as temperaturas estão mais baixas. 


 


E não é só isso. No verão é comum as pessoas sentirem mais disposição para praticar atividades físicas e costumam ter uma alimentação mais leve e balanceada. Estes hábitos são fundamentais para os pacientes que passaram por uma cirurgia plástica, pois devem evitar o ganho de peso para manter o resultado.


 


E a praia?


O médico lembra que independente da época do ano é preciso cuidar da exposição ao sol para que não fiquem manchas na pele, mas que aplicando o filtro solar e tomando os devidos cuidados com exposição solar excessiva é possível ir à praia e piscina após algumas semanas com a liberação do médico.


 


Foto: Rubens Flôres



Parceiros