Gaeco deflagra operação Maserati IV

img

Trinta e cinco mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em nove cidades - sete em Santa Catarina e duas no Paraná.


Na manhã desta quinta-feira (1°2), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a operação "Maserati IV". A operação visa combater organização criminosa que busca ampliar a atuação em Santa Catarina.


Nesta fase da operação, um efetivo de 153 policiais, em 25 viaturas, cumpre 35 mandados de busca e apreensão em nove cidades: Chapecó, Xaxim, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Concórdia, Joaçaba e Luiz Alves, em Santa Catarina, e Clevelândia e Foz do Iguaçu, no Paraná.


 


A operação é resultado de uma investigação que visa coibir a prática do crime de integrar organização criminosa voltada para a prática de tráfico de drogas, crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro.


Outras fases da operação Maserati


Na primeira fase, deflagrada em 25 de fevereiro de 2021, foram cumpridas 284 ordens judiciais, abrangendo 142 prisões e 142 buscas e apreensões, distribuídas por 45 cidades e seis Estados. A investigação, iniciada em 2020, revelou conexões em atividades criminosas, pela facção, levando à apreensão de grande quantidade de drogas. Também foi possível, a partir da deflagração, identificar a autoria de diversos homicídios, roubos e sequestros, consubstanciando assim materiais probatórios relevantes às atividades investigativas da Polícia Civil catarinense.


 


Além disso, as ações penais ajuizadas em decorrência dos resultados obtidos com a primeira fase resultaram em 160 condenações; dos denunciados, 75 foram condenados a penas superiores a 20 anos de prisão, e a pena máxima aplicada a um dos investigados da primeira fase foi de 86 anos.


Na segunda fase, ocorrida em 9 de fevereiro de 2023, foi dado cumprimento a 164 mandados judiciais, incluindo buscas e apreensão e prisões preventivas. Essa fase também teve como alvos faccionados atuantes não só em Santa Catarina, estendendo sua abrangência a 10 Estados da federação.


 


Fonte: MPSC



Parceiros