Operação Estação Verão registra queda nos índices criminais

img

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na segunda-feira, 19, no Molhe da Barra Sul, em Balneário Camboriú, a solenidade de encerramento da Operação Estação Verão. Desde 15 de dezembro de 2023, a Operação registrou 123.355 ocorrências em todo o Estado, sendo realizadas 6.322 programações operacionais.


O evento contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima, do comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Jefferson Schmidt e do comandante do 12º BPM, tenente-coronel Eder Jaciel de Souza Oliveira.


 


O secretário de Segurança destacou os resultados alcançados pela Operação Estação Verão. "Os resultados são positivos. Quero aqui deixar o abraço do nosso governador Jorginho Mello e em nome do cidadão catarinense e dos visitantes do nosso Estado registrar o agradecimento a todos os policiais envolvidos", pontuou o secretário Sargento Lima.


A Operação - A Operação Estação Verão, lançada em dezembro de 2023, com a presença do governador Jorginho Mello,  teve como objetivo reforçar o contingente policial nas áreas de maior concentração de pessoas durante a temporada de Verão no Estado, totalizando 28 municípios do litoral.


 


A PMSC registrou uma significativa redução nos índices de criminalidade, demonstrando a eficácia da operação. Os dados apontam uma queda de 5,4% nos casos de roubo. Em 2023 foram registrados 493 casos e nesta temporada foram registradas 465.


Em relação aos furtos, a queda registrada foi de 2,3%, diminuindo de 9.480 casos no ano passado para 9.265 casos em 2024. Da mesma forma os registros estelionatos também diminuíram 8,5%, com 4.941 ocorrências registradas em 2024 contra 5.397 de 2023.



O índice de destaque refere-se aos casos de lesão corporal, que diminuíram 32,4%. Em 2023 foram registrados 111 casos e nesta temporada foram registrados 75. Os casos de ameaça também baixaram de 6.604 casos em 2023 para 6.116 em 2024, representando uma queda de 7,4%. A Operação Estação Verão realizada pela PMSC também registrou 11.137 prisões, 944 veículos apreendidos e 326 armas ilegais também apreendidas.


 


O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou que "os resultados positivos são fruto das programações operacionais e dos processos de policiamento. Com base em análises de desordem e violência em operações anteriores, reforçamos as áreas de maior intensidade, aglomerações e com intenso fluxo turístico".


 


Recursos operacionais ordinários e especiais, como Cavalaria, Canil, Aviação, Choque, Bope, além dos recursos operacionais e de efetivo da Polícia Militar Rodoviária e da Polícia Militar Ambiental, também foram empregados para assegurar a efetividade da Operação.



Parceiros