Porto Belo abre Unidade de Saúde no bairro Sertão do Valong

img

Pela primeira vez na história, os moradores do Sertão do Valongo, comunidade quilombola de Porto Belo, terão uma Unidade de Saúde no bairro. O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (12) a entrega oficial da Unidade Básica de Saúde Sertão do Valongo. Até então, os moradores precisavam se deslocar até o bairro Sertão de Santa Luzia para ter acesso aos serviços de saúde. 


A nova Unidade funciona no mesmo prédio onde por décadas funcionou a Escola Marinho Marcelino Caetano. Com o crescimento do bairro, os alunos passaram a estudar nas escolas da região e a Unidade esteve em desuso. Com a reforma, uma sala especial foi deixada para que a Secretaria de Educação possa iniciar aulas com turmas do EJA e também para atividades complementares da Secretaria de Saúde com a comunidade. 

 O prefeito Joel Lucinda reforça que o acesso à saúde é um direito de todos, e que agora, todos os bairros de Porto Belo estão devidamente contemplados. “Eu não conseguia entender como tínhamos um bairro da cidade sem Unidade de Saúde. Nossa cidade cresce mais a cada dia e precisamos facilitar os acessos da população aos serviços públicos, principalmente saúde e educação. A abertura desta unidade me emociona e fico feliz em poder fazer parte deste momento tão importante” – explica o prefeito. 

Esta nova Unidade de Saúde busca ampliar o acesso à saúde para a Comunidade do Sertão do Valongo. Funcionará de Segunda a Sexta feira, das 08h às 17h, oferecendo ações e serviços em saúde como atendimento médico e de enfermagem, com consultas médicas duas vezes na semana, nas terças e quintas-feiras, juntamente com atendimentos de enfermagem. A unidade também contará com profissional de técnico em enfermagem todos os dias para realização de curativos, verificação de pressão, teste de glicose, entrega de medicamentos da farmácia básica, entre outros.

Para que este sonho pudesse se tornar realidade, foram investidos R$178 mil para a reforma, mais R$50 mil em móveis e equipamentos.

Participaram do ato de entrega, o prefeito Joel Lucinda, o vice-prefeito Ailto Neckel, a secretária de saúde Jainara Nordio, a secretária de Educação Adriana Schimiguel, o presidente da Câmara de Vereadores Magno Muñoz, os vereadores Gilberto João Pedro, Willian Ismael dos Santos, Silvana Stadler, Ednaldo Manoel da Silva, Samuel Schnor Machado, Jonas Amadeu e Bento Voltolini.



Parceiros