Emoção, literatura e novos talentos abrilhantaram a noite de homenagens
Em uma noite marcada pela emoção e celebração da literatura, a Academia Itapemense de Letras (AIL) realizou, no dia 17 de outubro, uma sessão solene em homenagem aos vencedores do Concurso Literário O Pensador VIII. O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Itapema, reuniu escritores, familiares e autoridades, destacando o talento e a criatividade dos participantes, cujas obras foram selecionadas entre dezenas de inscrições.
A premiação contemplou três categorias: Conto, Crônica e Poesia, com subdivisões nos grupos adulto, juvenil e infantojuvenil. Os vencedores de cada categoria receberam certificado de participação, exemplares da obra e tiveram seus trabalhos publicados na antologia Indelével ao Coração, disponível para acesso gratuito.
Um dos destaques da noite foi Maira Kelling, ocupante da cadeira de número 15 da AIL, assento que tem como patronesse a escritora catarinense e homenageada do Concurso, Delminda Silveira. Em seu discurso, Maira compartilhou sua reflexão sobre o tema do Concurso: Indelével ao Coração. “Quando nos deparamos com a palavra ‘indelével’, somos levados a refletir sobre tudo aquilo que é profundo e que deixa uma marca permanente em nossas vidas. O indelével ao coração transcende o efêmero, enraizando-se no âmago de quem somos, nas experiências que moldam nossa visão de mundo e nos encontros que transformam nossa trajetória", disse Maira.
Durante a cerimônia, a secretária municipal de Educação de Itapema, Alessandra Simas Ghiotto, enalteceu a importância da iniciativa para a valorização da cultura local. “Esse concurso reafirma o compromisso da nossa região com a cultura e a educação. Estamos felizes por incentivar a escrita, a leitura e podermos vivenciar o desenvolvimento”, afirmou.
Entre os vencedores, o poeta Andrey Fensterseifer, de Bombinhas, primeiro colocado na categoria Poesia – adulto, enfatizou o impacto do concurso no estímulo à produção literária e na revelação de novos autores. “É gratificante participar e contribuir com iniciativas que fomentam a literatura”, destacou Andrey.
Esther Rodrigues Brasilio, de Itapema, primeira colocada no Conto – juvenil, compartilhou sua surpresa com o resultado. “Com tantos inscritos, não imaginava que seria selecionada. Fiquei muito feliz ao ver meu nome no site. Este é o primeiro concurso literário que participo, e já saí com um resultado positivo”, declarou Esther.
A jovem Ana Vitória Fernandes Carvalho, vencedora na categoria Crônica – infantojuvenil, também participou de seu primeiro concurso. Emocionada, ela aconselhou aqueles que desejam ingressar em concursos literários a persistirem e manterem o foco. “Este concurso mudou minha vida e me permitiu descobrir mais sobre mim mesma”, afirmou Ana Vitória.
O Concurso Literário O Pensador VIII já revelou diversos talentos ao longo dos anos e se consolidou como uma das principais iniciativas culturais da Academia Itapemense de Letras. Uma das novidades desta edição foi o lançamento da antologia Indelével ao Coração em formato Braille. A obra também está disponível nas redes sociais da AIL nos formatos e-book e audiolivro com intérprete de Libras.
“É gratificante fazer parte do projeto e ver o brilho nos olhos dos participante, tanto jovens quanto adultos, enche meu coração de alegria, aquece e dá combustível para que a gente queira mais. Indelével ao coração, tema do Concurso, é o resultado desse projeto, porque ele vai ficar marcado em nossos corações”, disse, emocionada, Samara Miranda, produtora artístico-cultural do Concurso Literário O Pensador.
Estella Parisotto Lucas, presidente da AIL, expressou sua satisfação com o resultado da edição. “A Academia Itapemense de Letras cumpriu seu papel de incentivar a literatura de forma abrangente. Concursos como O Pensador despertam novos talentos. Foi emocionante ver o brilho nos olhos dos premiados, agora novos escritores, com idades tão diversas, que tiveram coragem de expressar suas verdades”, destacou Estella.
Ela também reforçou o compromisso da AIL com a promoção de ações culturais futuras. “A Academia continuará trabalhando para que novas edições do Concurso O Pensador aconteçam, promovendo a arte das palavras em suas múltiplas expressões.”
O Concurso Literário O Pensador VIII foi promovido pela Academia Itapemense de Letras com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itapema, por meio do Edital de Chamamento Público nº 10/2023, viabilizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo. A edição deste ano atraiu 67 inscrições das cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, premiando 25 produções na sessão solene.