Região do Vale do Itajaí tem maior crescimento econômico do estado de acordo com estudo da Facisc

  • ITAJAÍ -
  • 07/02/2019
  • 25841 Visualizações
img

O Vale do Itajaí teve o melhor resultado econômico do estado de acordo com o Índice de Performance Econômica das Regiões de Santa Catarina (Iper), lançado recentemente pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc). A região, que engloba prioritariamente cidades voltadas para o turismo, produção têxtil, construção civil e área naval, obteve um crescimento econômico de 11,86% em relação ao mesmo período analisado em 2017.

O estudo realizou uma estimativa trimestral da movimentação econômica de todas as regiões de Santa Catarina durante 2018, por meio de indicadores que possuem relação direta com a movimentação econômica das regiões do estado. O Índice de Performance Econômico das Regiões do Estado (Iper-SC) foi construído ao longo dos últimos dezoito meses. A divulgação dos dados será trimestral e a próxima atualização deve sair em abril.

Para a presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), Maria Pissaia, o destaque para o Vale do Itajaí se deve a fatores bem característicos da região. “O turismo aumenta muito o consumo e estimula principalmente o comércio local em várias cidades, assim como a construção civil ainda representa nossa maior fonte de geração de emprego, principalmente em Balneário Camboriú. Já o Porto de Itajaí está entre os maiores do Brasil em movimentação de carga e isso tudo contribui muito para colocar nossa região com tão boa performance econômica”, ressalta.

Ainda, segundo a presidente, os índices econômicos positivos são extremamente importantes para a continuidade do desenvolvimento da economia do Vale do Itajaí. “Obter esses números acaba servindo de estímulo para novos empreendimentos, estímulo para que os empresários reinvistam parte do capital no desenvolvimento dos seus negócios, entre outras ações. A gente passa a ter uma perspectiva muito mais otimista no cenário econômico, vindo de um período de tão grande recesso, problemas econômicos e políticos. Esse índice só tem a melhorar ainda mais a economia da nossa região”, finaliza.

O Iper apontou também que a região do Vale do Itajaí deve liderar o desempenho econômico na projeção anual, com um crescimento de 10,03%.Durante o estudo foi analisado também o índice geral para todo o estado de Santa Catarina, que cresceu 8,07% de janeiro a setembro de 2018.



Parceiros