Porto Belo realiza soltura de tartaruga na Praia da Enseada

Operação de resgate foi realizada pelo Grupo de Operações e Resgates - GOR, que é conveniado com a FAMAP



O curto trajeto da faixa de areia até a água, feito por uma tartaruga, pode se tornar ainda mais emocionante quando se trata de uma espécie resgatada. O Governo do Município de Porto Belo através da Fundação do Meio Ambiente - FAMAP e Projeto Tamar realizaram nesta quinta-feira (19) a soltura de uma Chelonia mydas (tartaruga – verde), que pôde ser acompanhada por alunos da Rede Municipal e Particular de Ensino e Porto Belo, além de alunos de Bombinhas, em uma das praias da cidade.

A tartaruga foi retirada de uma rede de pesca ilegal da Enseada Encantada, em Porto Belo, conhecida como Praia do Jet. A operação de resgate foi realizada pelo Grupo de Operações e Resgates - GOR, que é conveniado com a FAMAP e por policiais militares que receberam inicialmente a denúncia. Haviam duas tartarugas da mesma espécie presas na rede ilegal, mas apenas uma delas estava recuperada para a soltura. Ambas receberam tratamento no projeto TAMAR.

A presidente da Famap Ana Paula Bunn diz ser uma satisfação para o Município poder receber o projeto TAMAR para que a tartaruga voltasse ao seu habitat natural. "Nossa cidade é visitada por muitas espécies marinhas e nós não queremos que estas vidas sejam ceifadas por conta de crimes ambientais, como as redes ilegais. Trabalhamos fortemente na fiscalização e conscientização dos pescadores, além de educação ambiental aos alunos da Rede Municipal de Ensino" - explica.

A euforia foi evidente entre as crianças que participaram do momento, já que o Projeto Tamar permitiu que elas acariciassem a tartaruga, que media pouco mais de 40cm.


Informações: Visor



Parceiros