Dia D de vacinação em adultos contra o sarampo será neste sábado

img

O Dia D de vacinação contra o sarampo em jovens adultos será neste sábado, 30, quando os postos de saúde de todas as cidades catarinenses vão ficar abertos das 8h às 17h. A 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação, voltada para imunização de pessoas entre 20 e 29 anos, termina no dia 30.

A gerente de Imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, lembra que os adultos nesta faixa etária são os que mais tem contraído sarampo no estado, por isso a importância da vacinação “Pessoas com idade entre 20 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina ao longo da vida.

Quem não tomou, não lembra ou não tem mais a carteirinha de vacinação precisa procurar uma unidade de saúde”, esclarece.

Entre os dias 18 e 22 de novembro, primeira semana da 2ª etapa da Campanha de Vacinação, 40,7 mil catarinenses comparecem às unidades de saúde para tomar a dose contra a doença. Desse total, 14.252 precisaram se imunizar. Os demais estavam com a situação vacinal em dia. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, Santa Catarina teria que vacinar, nesta etapa, cerca de 420 mil pessoas no total.

A enfermeira Arieli Fialho, chefe da Divisão de Imunização da DIVE/SC, ressalta que mesmo com o fim da Campanha de Vacinação, as doses vão continuar disponíveis nos postos de saúde para a imunização de pessoas de todas as faixas etárias, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Quem precisa se vacinar:

- bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero

- crianças com um ano: dose um

- crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Aqueles que não sabem se já estão imunizados, precisam atualizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária:

- de 20 a 29 anos: duas doses

- de 30 a 49 anos: uma dose



Parceiros