Celesc fecha o ano com cinco novas subestações e mais investimentos

img

Para garantir um melhor desempenho do sistema elétrico, a Celesc investe continuamente na expansão, melhoria e automação das redes elétricas. Neste ano, só no sistema de alta tensão, foram inauguradas cinco novas subestações, representando maior autonomia para diversos municípios do estado.


O sistema elétrico de alta tensão sob responsabilidade da Celesc possui aproximadamente cinco mil quilômetros de linhas de transmissão. As novas subestações são:


SE Brusque São Pedro
Com potência instalada de 40MVA, a nova subestação incrementa em 25% a disponibilidade de energia para Brusque, Guabiruba e Botuverá e beneficia quase 70 mil unidades consumidoras do Vale do Itajaí.  


SE Florianópolis Capoeiras
Em novembro, a Celesc inaugurou a nova subestação no bairro Capoeiras. Com possui potência instalada de 40 MVA, a estrutura tem capacidade suficiente para garantir o crescimento da região continental de Florianópolis nos próximos 10 anos.


SE Canoinhas Rio de Areia
Inaugurada em dezembro, a subestação traz mais confiabilidade ao sistema elétrico dos municípios de Canoinhas, Bela Vista do Toldo e Irineópolis, que abrigam um mercado formado por mais de 3 mil unidades consumidoras. A nova subestação representa um incremento de 30% na quantidade de energia disponível para a região, produtora de fumo, erva-mate e suínos.


SE São José Real Parque
A subestação garante energia em quantidade e qualidade adequada para atendimento futuro dos bairros Real Parque, Bela Vista e Ipiranga, no município de  São José. 


SE Araquari Corveta
Foi construída para garantir o atendimento adequado à forte expansão industrial de Araquari, município vizinho de Joinville, no Norte do estado. A subestação dobra a  capacidade de atendimento do novo polo industrial de Santa Catarina. 


Além das novas subestações construídas no ano, mais cinco foram ampliadas (Arabutã, Canoinhas, Imbituba, Garopaba e Florianópolis Ilha Sul) e outras três (Tijucas, Araquari e Concórdia São Cristóvão) foram energizadas no final de 2018 (em novembro e dezembro), fortalecendo o sistema a partir de 2019. Como resultado dessas obras, houve incremento de 136,23 MVA na potência instalada do sistema de alta tensão.


Outro destaque do ano da Celesc foi a construção de nova linha de transmissão entre as subestações Biguaçu (do sistema Eletrosul) e Tijucas (do sistema Celesc), que permitirá o alívio de carga da linha pertencente à Eletrosul que abastecia, até então, as subestações Tijucas, Camboriú Morro do Boi, Porto Belo e a Cerâmica Porto Belo. A nova linha, com 26,5 quilômetros de extensão, passa pelos municípios de Biguaçu, Canelinha e Tijucas, e representa investimento de R$ 21 milhões.


Celesc Rural


Em 2019, também foi lançado o programa Celesc Rural. Com a iniciativa, duas grandes demandas dos produtores rurais catarinenses serão atendidas em todo o estado: a substituição de redes monofásicas por trifásicas, ampliando a capacidade do sistema para a instalação de novos equipamentos ou motores elétricos, e a instalação de cabos protegidos nas redes próximas a áreas de vegetação, reduzindo o risco de ocorrências causadas por árvores na rede. 


Desde o lançamento, mais de 250 quilômetros de cabos protegidos foram instalados na região de Ituporanga, onde estão concentradas grandes áreas de reflorestamento com riscos maiores para o sistema, e, ao longo de 2020 as obras do Programa  chegarão a outras áreas de Santa Catarina, à medida que os serviços forem sendo contratados pela empresa. Somente para o Alto Vale, está prevista a substituição de 532 quilômetros de cabos nus, que somam investimentos de R$ 17,4 milhões.



Parceiros