Começa na próxima segunda-feira (11) a 3ª fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe

  • TIJUCAS -
  • 10/05/2020
  • 18429 Visualizações
img

Em Tijucas o início da terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe já tem data marcada: 11 de maio, próxima segunda-feira. Até agora já foram mais de sete mil doses aplicadas no município, o que representa uma cobertura vacinal de 73% do público-alvo local.


“Os sintomas de gripe e Covid-19 são semelhantes, nossa intenção de imunizar os grupos prioritários é de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos”, explica Vilson José Porcincula, secretário municipal de Saúde de Tijucas.


De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, esta fase terá duas datas importantes (que podem ser consideradas minietapas) e a meta é imunizar mais 5 mil pessoas.


Primeira minietapa


No primeiro momento, a partir do dia 11, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e as puérperas, ou seja, as mulheres que tiveram bebês em até 45 dias.


As crianças serão vacinadas nas Unidades de Saúde da Joáia, Areias e Praça, bem como no Centro de Saúde Orlando Barreto (anexo ao Pronto Atendimento 24 horas). Já os adultos receberão suas doses nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas residências.


“Gostaríamos de destacar que os pais não devem temer levar os filhos até esses locais, pois cada centro de saúde tem uma equipe específica, bem como uma sala própria, para as vacinas”, lembra Idarleni Daroci, responsável pela Vigilância em Saúde de Tijucas.


Segunda minietapa


Já a partir do dia 18 deste mês, a terceira fase passará a abranger também outros grupos, como os adultos de 55 a 59 anos e os professores das escolas públicas e privadas. Estas pessoas também serão vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas casas.


“A previsão de encerramento da campanha é dia 05 de junho, por isso as pessoas dos demais grupos (das primeira e segunda fases) podem se deslocar até os pontos de referência já divulgados para receberem sua dose da vacina. Uma etapa não exclui as outras. Vale lembrar que o uso de máscara é obrigatório para proteger crianças e adultos nestes locais”, conclui Idarleni.



Parceiros