Gafanhotos voltam a se deslocar na Argentina e se aproximam do RS

  • MUNDO -
  • 13/07/2020
  • 21336 Visualizações
img

A nuvem de gafanhotos que desde junho circula pela província de Corrientes, na Argentina, seguiu voando durante o final da última semana. De sexta-feira, 10, até este domingo, 12, os técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) percorreram a região em busca de sinais dos insetos em voo ou de relatos de moradores que tivessem visto a nuvem. A última posição estimada seria ainda dentro do departamento de Curuzú Quatiá, possivelmente em uma área a cerca de 160 quilômetros de Uruguaiana e a 120 quilômetros de Barra do Quaraí, na fronteira gaúcha.


 


 


 


Os gafanhotos haviam decolado no início da tarde na quinta-feira, 9, quando as equipes programavam uma nova aplicação aérea contra eles. Segundo relatos de moradores, na sexta eles teriam se deslocado a sudeste e pousado na região de Zarza Rincón, cerca de 10 quilômetros acima da Ruta 30 (estrada que corta a região no sentido leste/oeste).


 


No sábado, os técnicos foram à região e dali detectaram a nuvem em voo na direção oeste. Eles seguiram pela Ruta 30 e a avistaram cerca de oito quilômetros em uma área pertencente à multinacional Bunge. No domingo, as buscas continuaram a partir da área do avistamento no dia anterior, mas sem sucesso. Com a temperatura oscilando entre os 15 e 20 graus, a estimativa é de voos curtos – entre 10 e 20 quilômetros.


 


No final da tarde, a equipe do Senasa recebeu a informação de que os gafanhotos teriam cruzado a Ruta 30 no sentido sudeste. Com isso, as buscas nesta segunda-feira, 13, devem prosseguir em uma área próxima a Sauce e a Ruta 23 (que cruza a Ruta 30, cortando a região no sentido norte/sul).


 


Enquanto isso, na fronteira gaúcha o frio segue pouco convidativo aos insetos pelo menos até quarta-feira. Conforme o fiscal agropecuário Juliano Ritter, da Secretaria de Agricultura do Estado, na quinta vem a chuva e na sexta o tempo esquenta, podendo chegar a 29 graus. Com ventos em direções diversas no período: sul, sudeste e norte.


 


Canal Rural



Parceiros