Estado tem cinco dias para apresentar plano de regularização de estoques de medicamentos para intubação de pacientes com covid-19

img

Foi deferido em segundo grau o pedido liminar do MPSC para que o Governo Estadual apresente plano para a regularização dos estoques de sedativos e bloqueadores neuromusculares, fundamentais para o tratamento de pacientes graves de covid-19 que necessitam de intubação. 


 


A liminar do Tribunal de Justiça, que reformou parcialmente decisão contrária de 1º grau, exige que o plano de ação demonstre de maneira clara e objetiva:


 


- o estoque atual os medicamentos nos hospitais;


- a média de consumo diário;


- a prospecção da quantidade necessária para atender a rede pelo período de 90 dias;


- e as ações concretas que serão adotadas pelo Governo com o fim de facilitar o reabastecimento contínuo.


 


Em consulta aos hospitais que são referência para o tratamento de covid-19, foi apresentado o mesmo panorama: desabastecimento iminente ou, em alguns casos, falta de certos medicamentos, principalmente os sedativos. Por conta disso, vários hospitais estão tendo que utilizar medicamentos inadequados no lugar, como a morfina. 


 


Diante dos fatos apresentados pelo Ministério Público, a Justiça concedeu procedência parcial ao pedido liminar, determinando a apresentação do plano de ação em cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.


 


Saiba mais: bit.ly/2XhCC5N


 


 



Parceiros