Trilheiros localizam animais feridos pelos incêndios no Pantanal

  • BRASIL -
  • 08/09/2020
  • 13822 Visualizações
img

Uma busca ativa de animais feridos pelas queimadas no Pantanal foi realizada no último fim de semana. O trabalho foi feito, com recursos próprios,  por 12 trilheiros motociclistas.


De acordo com informações do governo de Mato Grosso, eles fizeram uma varredura de cerca de 60 quilômetros perto da linha do fogo, na região da fazenda Rosário, no município de Poconé, a 100 km de Cuiabá. Uma jaguatirica macho foi resgatada com graves queimaduras nas quatro patas, com pontos de necrose nos membros inferiores, e baixo peso. O animal foi levado para o Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres mas, diante do quadro crítico e do sofrimento, a equipe optou por sacrificá-lo.


Os trilheiros também encontraram um quati e uma lontra aparentemente feridos, mas os bichos fugiram quando perceberam a presença humana. Cerca de 20 jacarés foram avistados em uma lagoa, enterrados na lama. Os répteis, que são mais resistentes, estão sendo monitorados.


Uma força-tarefa foi criada para o atendimento dos animais com a participação de órgãos do Governo de Mato Grosso, Governo Federal, entidades de classe, terceiro setor e instituições privadas. A equipe está distribuindo alimentos e água para os bichos e mapeando áreas onde eles possam estar se abrigando.


São mais de 40 dias de queimadas no Pantanal. Só no lado mato-grossense, mais de um milhão de hectares já foram destruídos pelo fogo, especialmente nos municípios de Poconé, Barão de Melgaço e Cáceres, segundo o Corpo de Bombeiros do estado.


As chamas avançam sobre o Parque Estadual Encontro das Águas, que abriga uma grande diversidade de espécies de animais. A tenente-coronel Sheila Sebalhos conta que mais de 120 brigadistas de diversos órgãos e instituições trabalham dia e noite nas áreas afetadas.


A população de Mato Grosso pode apoiar o resgate de animais do Pantanal com a doação de medicamentos e utensílios veterinários.


Mais informações estão disponíveis no site do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado. Também há uma vaquinha virtual promovida pela ONG Ampara Animal.


 



Parceiros