Anac investiga pouso frustrado de helicóptero com marca da Havan em píer de Porto Belo

  • ITAPEMA -
  • 22/02/2021
  • 21540 Visualizações
img

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou um procedimento administrativo para apurar a regularidade da tentativa de pouso de um helicóptero com a logomarca da rede de lojas Havan em um píer, em Porto Belo, no último sábado (20). Imagens que circulam nas redes sociais mostram que a aeronave tenta duas vezes alcançar o solo, mas balança. O piloto, então, desiste da manobra.


O pouso frustrado ocorreu em uma pousada, que fica na baía do Caixa D´Aço. As imagens mostram que, na segunda tentativa, a aeronave chega a ficar parcialmente sobre o píer. Há diversas pessoas em volta e, no vídeo, é possível ver que um homem – aparentemente, um funcionário do local – coloca as mãos na cabeça ao ver que o piloto não está conseguindo pousar. As redes sociais da pousada indicam que é comum que helicópteros desçam no píer.


Apesar de estar estampada com a marca da Havan, a aeronave envolvida na manobra não faz parte da frota da empresa. Trata-se de uma permuta de publicidade, segundo nota encaminhada pela varejista:


“Em relação a um vídeo que está circulando nas redes socais, a Havan esclarece que este helicóptero não faz parte da nossa frota de aeronaves. É um helicóptero que usa um heliponto em um terreno de nossa propriedade e, em troca disso, estampa a logo da empresa, como forma de publicidade. A Havan possui três helicópteros a serviço da empresa e que operam sempre com a maior segurança”.


A Anac informou que o pouso em local não homologado é permitido “em alguns casos”. A Agência afirma que, se durante o processo for identificada irregularidade em relação às normas de aviação civil, os responsáveis pela operação poderão ser penalizados.


Piloto diz que não há irregularidade


A manobra foi feita pelo piloto José Viana, de Balneário Camboriú. Ele disse à coluna que não houve irregularidade no pouso, e que arremeteu ao sentir que o vento não o deixaria pousar com segurança. Ele disse que foi a Porto Belo para buscar o filho, que estava na pousada. 


- Eu já pousei ali outra vez para pegar uma pessoa, só que aquele dia (sábado) tinha um vento irregular, o helicóptero não estava parando. É um lugar restrito, mas o piloto tem que ter a capacidade de saber se dá ou não. Eu já efetuei pouso ali em outra ocasião e por isso sei que dá. Só que aquele dia não deu, eu tentei por um lado e não deu, fui por outro e outra forma e também não deu. Quando eu baixei no píer, inclinou por trás. Eu controlei ele (o helicóptero) e fui embora. – disse.


O piloto acredita que a repercussão tenha ocorrido devido à marca da Havan na aeronave.


- (Se) você tenta pousar e não deu certo, você arremete e vai embora. É uma coisa lógica. Agora criou-se uma polêmica, mas se não tivesse o adesivo da Havan no helicóptero teria saído uns dois, três vídeos e acabou. O problema está no nome – avalia.


(NSC Total)



Parceiros